Laugh

Já viu a palavra “laugh” em algum lugar, certo? Seja em um texto, em uma música, um filme, etc… Mas são grandes as chances de você já ter visto essa palavra.

O que significa:

Rir. Expressar satisfação vocalmente. Claro o sentido da palavra, caso contrário poderá achar esse artigo um pouco confuso…

Mas o que isso deveria significar:

Uma pessoa realmente rindo. Tipo isso: “What a good joke you have just told: I too disrespect the Nordic peoples! Laughlaughlaugh.

Algo parecido com o HUAHUAASHUEHAUSHE e demais variantes que encontramos em facebooks e afins…

Huh?

Por volta do século quinto, os antigos Europeus usavam a palavra “hlaehhan” para se referir a risada. Foi pura e logicamente uma onomatopeia: Coloque um pouco do sotaque do Inglês antigo no “ha ha” com entonação nasal parecida com Nelson Muntz, dos Simpsons, e você vai ter uma ideia perfeita de como a risada do antigo Europeu soava. Mas a palavra passou por tantas abreviações e modernizações durante os anos – principalmente para remover todas as letras desnecessárias e não parecer tanto com uma traqueostomia ou uma vítima de enforcamento – que a sua forma moderna, “laugh”, é agora praticamente irreconhecível se comparada com a forma original.

Mais tarde, em 1720, os Escoceses se encontraram em uma situação semelhante, quando a onomatopeia moderna “laugh” não capturava o espírito da gargalhada de um Escocês. Para remediar tal problema, eles criaram a palavra “guffaw”, e foram rapidamente e brutalmente rejeitados pelo Inglês e pelos gramáticos mais tradicionais (conhecidos por alguns como Grammar Nazis) por sua heresia gramatical.