Adjetivos (E Quadrinhos, claro)

O uso dos adjetivos no Inglês não é algo de grande dificuldade. A lógica usada é muito simples e com certeza dá para entender sem grandes esforços.

A função de um adjetivo – não só no Inglês, aqui também é assim – é dar uma qualidade¹ para o substantivo para diferenciá-lo dos demais. Então temos um livro (qualquer livro) e um livro ruim (provavelmente 50 tons de cinza ou aquele da molecadinha com câncer).

No Português o adjetivo costuma aparecer após o substantivo – como no exemplo anterior: livro ruim.

Agora no Inglês ocorre o oposto: temos primeiro o adjetivo e depois o substantivo. Pronto. A regra é essa.

carro vermelho

red car

Uma coisa que desde criança me ajudou com a questão dos adjetivos é a estrutura dos nomes de revistas em quadrinhos. Alguns dos heróis mais comuns são o Espetacular Homem-Aranha, os Novos X-Men, o Invencível Homem de Ferro, etc. Mesmo as revistas sendo as traduzidas, vendidas no Brasil muitas vezes as capas originais eram publicadas no final (quando sobrava espaço), e mesmo quando não estavam lá os títulos originais e a data de publicação estavam impressos no cantinho da primeira página de cada história. Então sem perceber acabei assimilando uma estrutura gramatical do Inglês.

Como usá-los é simples. Mas temos que conhecer também os diferentes tipos de adjetivo. Um que vemos sempre e muitas vezes não nos damos conta é o Possessive Adjective.

Os adjetivos de posse são: my, your, his, her, its, our, their. Essas palavras ganham o nome de adjetivo pelo fato de modificarem a palavra seguinte, por exemplo:

  • Computer. (um qualquer computador)
  • My computer. (já não é mais qualquer um, é o meu!)

Outra classe é o Descriptive Adjective. Esses são aquelas palavras que usamos para descrever o tipo do substantivo ou qualificá-lo. Como em:

  • He’s a short person. (o adjetivo qualifica o substantivo, descrevendo uma característica própria do mesmo)

Temos também o Numeral Adjective, usado para quantificar os substantivos.

  • I have ten books. (Definite Numeral Adjective, dá a quantidade exata)
  • I have some books. (Indefinite Numeral Adjective, dá uma quantidade não especificada)
  • I have every book by Neil Gaiman. (Distributive Numeral Adjective, dá uma qualidade para o grupo, todos os livros, cada um dos livros, etc.)

Além desses há também o Demonstrative Adjective, normalmente usados para mostrar – muitas vezes apontando – as coisas. Eles são: this, these, that, those.

  • This is my new watch. (o objeto está próximo ao falante, these é seu plural)
  • That is a good house. (o objeto está distante de quem fala, those é seu plural)

E temos por fim o Interrogative Adjective, usados para formar uma pergunta.

  • Which t-shirt do you like best-the black one or the blue one? (qual, usado quando temos opções)
  • Whose bag is that? (de quem, quer saber o dono de algo)
  • What animal is the most dangerous? (qual usado em situações gerais, sem escolhas evidentes)

Alguns dos adjetivos são formados partindo da raíz de um verbo, como o verbo flatter, que dá origem ao adjetivo flattered e também ao flattering. Para esses dá-se o nome de Participle Adjectives – ou Participial Adjectives dependendo do autor. Clicando AQUI você tem uma lista com os mais comuns.

Outro detalhe que vale lembrar é que no Inglês o adjetivo NUNCA vai para o plural, apenas o substantivo.

cadernos velhos
old notebooks

 


¹Qualidade – Tudo que qualifica algo ou alguém. DEFEITO não é oposto de qualidade – indo contra o que todos os professores responsáveis pela alfabetização que eu conheço dizem. Existem qualidades boas e ruins.

1 comment on “Adjetivos (E Quadrinhos, claro)Add yours →

Comments are closed. You can not add new comments.