“O” & “U” – e “C” & “K”

A regra estranha:

A escrita em determinado ponto se torna algo natural para os estudantes de Inglês, então é fácil esquecer o quanto a letra “o” é esquizofrênica. Encontram-se palavras como “con”, onde o som é basicamente “aw”, mas então temos a palavra “son” que está entrando no território do “u”, assim como “cut”. Então temos “comb” e “tomb, que tem sons totalmente diferentes no “o” apesar de não terem nenhum direito para tal. Daí vemos frases como “some honey tongue”

O motivo estúpido:

Tudo isso é devido a imprecisão na escrita. Nos tempos medievais, a escrita altamente estilizada se focava nos “minims”, ou seja, as linhas verticais em uma letra, e a natureza borrada da tinta confundia prováveis leitores. Por exemplo, “in”, “ni, “m”, “iii”, “ui” e “iu” podem parecer exatamente a mesma coisa pois as linhas eram escritas muito finas e juntas, acabavam também se manchando ou desaparecendo. Por exemplo, isso:

 

ANIMAL, ou talvez AIIUIIAI, quem sabe? – mais informações: Harvard

Ali está escrito “animal” (ou “annnal”, mas isso faz menos sentido). A solução para todo esse problema foi simplesmente parar de usar o “u” para algumas palavras, como “some”, “love” e “come”. Essa é a razão para existir um “o” em um som de “u” quando estiver próximo de um “n” ou um “m”, como em “monkey” e “ton”, e também é por isso que há um “c” antes de um “k” quando a letra aparece próxima de minims. O “c” foi um bom jeito de separar o “k” das letras com as quais poderia ser facilmente confundido, o que leva construções ortográficas como “lick”, “flick”, dentre outras.

Graças a essa convenção temos também astros como Slick Rick: