Man of Steel

Todos já sabem que esse mês foi a estreia do filme Man of Steel, dirigido por Zack Snyder – diretor de um dos raros filmes de heróis que realmente vale a pena assistir: Watchmen – e produzido por Christopher Nolan – diretor da trilogia ‘The Dark Knight’ da qual faz parte o filme do Coringa que conta com o Batman como personagem coadjuvante.

O filme conta a história do bebê alienígena que é despachado para cá por causa da guerra que está acontecendo no planeta Krypton (que pouco depois explode) e é achado por um casal de fazendeiros e blablabla. Todo mundo que nasceu depois de 1938 já sabe o que acontece.

Esse novo filme tem algumas vantagens – a principal sendo ignorar a existência dos filmes anteriores, em especial aquele Superman Returns de 2006 que consegue mostrar o personagem principal não fazendo nada e apanhando até do Kevin Spacey careca – como uma ambientação mais sombria do que o que se espera de um filme do Superman, assim como cenas de ação que são praticamente inexistentes nos filmes anteriores.

Alien-Jesus nunca perde sua tradicional pose pós-destruição
Alien-Jesus nunca perde sua tradicional pose pós-destruição

Mas o ponto principal não é esse, o foco desse texto é o que acontece no fim do filme assim como o que será feito depois…

Resumindo a história toda, Superman passa 20 minutos lutando com o General Zod – o vilão do filme, também do planeta Krypton que foi condenado à Prisão Fantasma – destruindo vários prédios no meio dessa briga. O resultado é a derrota do General Zod e o mundo celebrando seu novo alien Jesus de colante azul.

A desastrosa consequência:

Lógico, Superman salvou Metropolis (e o mundo) da ira espacial de Zod, mas nesse caso estamos usando a palavra “salvou” de forma inadequada. Centenas de prédios foram destruídos.

Segundo a Kinetic Analysis Corporation, principal empresa cuja função é prever e avaliar o impacto de eventos catastróficos pelo mundo, pelo menos 129.000 moradores de Metropolis foram mortos na conclusão de Man of Steel, além de 1 milhão de feridos e 250.000 desaparecidos. Tais números estão no mesmo nível das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, o que não é uma supresa já que, de acordo com a análise, a máquina que Zod trouxe para a Terra causou uma circunferência de destruição “similar a uma explosão de uma bomba nuclear de 20-kilotons”

Hey, talvez seja hora de comprar uma casinha sossegada em Gotham.

O custo de toda essa devastação totalizaria em algo próximo à 2 trilhões de dólares. Isso é mais de 40 vezes os danos de 11 de Setembro, ou 15 furacões Katrina. Custaria mais do que metade do orçamento anual do governo dos Estados Unidos para reparar a cidade.

Poxa vida, Super, pelo menos se esforce um pouco para levar a luta para longe de uma cidade densamente populada. Sei que não vai ficar tão ‘legal’ e artistas de computação gráfica adoram criar estilhaços voando, mas é parte do que significa heroísmo. Ao que parece, levará anos para que Metropolis se recupere completamente, assumindo que as pessoas simplesmente não abandonem a cidade. E não está nem sendo levado em consideração as centenas de milhares de famílias deixadas com buracos no formato do Superman em suas vidas onde seus entes queridos costumavam estar.

1 comment on “Man of SteelAdd yours →

Comments are closed. You can not add new comments.